Quando o bônus não vem

Anos mais difíceis e bônus de curto prazo menores. Os incentivos de longo prazo também prejudicados, com as projeções de um mercado mais difícil por vir. Nenhuma novidade, certo? Mais ou menos. Que a remuneração “variável” de fato “varia” parece ser de entendimento fácil para todos; mas após alguns anos de grande euforia – e…

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O processo de escuta e troca: um roadmap com 14 passos

Toda mudança começa pela percepção e aceitação que um dado processo se mostra incapaz. E nada acontece até que adotemos uma postura critica e propositiva em prol de uma real mudança. No artigo “Escuta ativa: como aprender a compreender” procurei colocar algumas luzes sobre a ferramenta da escuta ativa e afirmei que esta é a…

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Definitivamente isto não é Marketing

Marketing Estratégico, Produto, de Guerrilha, Endomarketing, Operacional, Geomarketing, Marketing disso, Marketing daquilo e outros tantos que parece não ter fim. Mas afinal tudo é marketing como se diz por aí, ou pode ser revestido por aura de Marketing? Definitivamente, não. Além do anti-marketing existe o não-marketing, ou seja, a negação explícita do conhecimento desenvolvido pelos…

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Os caminhos para inovar: reconsiderar e diversificar

Parece existir uma boa quantidade de estratégias para inovar. Grande parte dos atores deste mercado encontra certa legitimidade em tornar complexas as abordagens para impulsionar e criam novos métodos espetaculares, que podem alimentar sonhos. Para mim, sempre fica a pergunta como nós fomos capazes de inventar o fogo, a roda, o zero e algum tempo…

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Por que sua marca deve falar humanamente

Talvez este seja um cenário familiar. Você lançou sua estratégia de marketing de contéudo, mas ela não está funcionando ― poucos fãs, menos seguidores ainda, algum tráfego leve para o seu blog, e alguns poucos solitárias nos call-to-actions. Quando você ouve uma resposta, você não ouve nada, a não ser grilos. Por quê? Talvez você…

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Já pensou em contratar o Marketing como Serviço?

O mercado de tecnologia de marketing, como grande parte da indústria de TI, vai passar para um modelo de serviço baseado na nuvem que o IDC chama de “terceira plataforma.Para os profissionais de marketing, a terceira plataforma significa o advento do marketing como um Serviço (MaaS), que terá efeitos transformadores na TI, serviços de TI…

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O enfrentamento concorrencial e seu papel estruturador

O enfrentamento concorrencial entre os varejistas tem como ponto de apoio dois recursos estratégicos: o ponto de venda, através do que formato que cada um desenvolve a decisão sobre o mix de produtos e de serviços Uma análise mais ampla foi apresentada por Hirschman (1978) quando ele conceituou este enfrentamento como “concorrencia intra-tipo” (varejistas com…

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