Já pensou em contratar o Marketing como Serviço?

O mercado de tecnologia de marketing, como grande parte da indústria de TI, vai passar para um modelo de serviço baseado na nuvem que o IDC chama de “terceira plataforma.Para os profissionais de marketing, a terceira plataforma significa o advento do marketing como um Serviço (MaaS), que terá efeitos transformadores na TI, serviços de TI e serviços de marketing.

O Marketing como Serviço (MaaS) compreende um espectro completo de tecnologias de marketing, integradas com os sistemas existentes ou novos, para que a função seja entregue de forma terceirizada. Ajuda as empresas a planejar e gerenciar as atividades de marketing mais intensivas.

Normalmente combina um software de automação de marketing que se integra a outras tecnologias (CRM, banco de dados, mídias sociais,BI, etc).

O escopo do Marketing como Serviço abrange:

Integração de Sistemas: integração de diferentes peças de tecnologia de marketing em um fluxo coeso com todos os dashboards e relatórios necessários. Isso também inclui a integração com os sistemas internos, por exemplo, bancos de dados, sistemas financeiros, etc. E já que é na nuvem: gestão da hospedagem.
Consultoria: fornecer orientação em torno das escolhas de tecnologia de marketing, alinhada com as estratégias e táticas definidas pela estratégia de negócio. Inclui orientação de fluxo de trabalho, opções de tecnologia que se integram facilmente com os sistemas existentes, etc.
Gestão: gerenciamento contínuo dos referidos sistemas, sejam novos ou existente. Inclui toda a consultoria associada à gestão.
Pessoas: disponibilizar os recursos humanos necessários a execução de qualquer tarefa relacionada a tecnologia de marketing, seja no local ou remotamente. Pode ser desde um posicionamento de pessoal simples, até um gerenciamento de recursos terceirizado completo para o cliente.
Execução das campanhas do dia-a-dia: por exemplo, landing pages, pontuação de leads nutrição, qualificação de leads, gerenciamento do funil, distribuição de leads, relatórios analíticos etc.

Os profissionais de marketing de sua empresa não querem gerenciar a tecnologia, mas sim alavancá-la para aumentar suas receitas e os lucros.

Talvez o termo Marketing como Serviço (MaaS) não seja apropriado, talvez ele deve ser pensado como Tecnologia de Marketing como Serviço. Independentemente disso, um provedor MaaS deve ser tecnicamente competente, ser agnóstico em termos de solução, e ter uma alma de marketing. Um provedor MaaS pode criar as exigências juntamente com você, traçar o plano com benchmarks, reunir a equipe para trabalhar de forma independente ou em conjunto com as suas equipes internas, executar e gerenciar e manter o sistema, no local ou remoto.

Por isso, faz sentido considerar seriamente a terceirização do MaaS de suas tecnologias de marketing para que sua equipe possa se ​​concentrar em seus pontos fortes (e não tentar construir um núcleo novo, com uma força tarefa que pode estar fora do seu domínio de especialização).

por, Marcio Fuzzato e Max Ribeiro

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